O título mundial da seleção brasileira feminina de handebol, conquistado em dezembro de 2013, ainda segue rendendo frutos ao técnico dinamarquês Morten Soubak. Pelo quarto ano consecutivo, o treinador radicado no Brasil concorre ao prêmio de melhor técnico do mundo entre as mulheres. Nos dois primeiros anos Morten ficou em segundo lugar na votação feita pela Federação Internacional de Handebol (IHF) e no ano passado a entidade não divulgou oficialmente os vencedores. Morten concorre com o espanhol Jorge Dueñas e o norueguês Thorir Heirgeirsson.
Morten Soubak concorre novamente ao prêmio de melhor técnico do mundo (Foto: Cinara Piccolo / Photo&Grafia)
Além do título mundial com a seleção em 2013, Morten também conquistou no ano passado o Torneio Internacional da Espanha com o Brasil, batendo justamente as anfitriãs. Em 2015 o técnico terá pela frente três compromissos com as meninas do Brasil. O time disputa o Pan-Americano de handebol, o Pan-Americano de Toronto, no Canadá, e em dezembro defende o título mundial na Dinamarca.
A escolha de Morten para o prêmio de melhor técnico do mundo corrobora com o bom momento vivido pela modalidade no país. No início do ano, a armadora Duda Amorim foi eleita a melhor jogadora do mundo em 2014. Antes dela, em 2012, Alexandra Nascimento venceu a disputa de melhor atleta do planeta.
O prêmio de melhor técnico do mundo também irá contemplar o masculino. Os finalistas são Valero Rivera, técnico espanhol que dirige a seleção do Catar, o francês Claude Onesta, atual campeão do mundo pela França, e o sueco Ljubomir Vranjes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário